Passeio Diocesano
No passado dia 1º de maio, Dia de São José Operário, cerca de uma centena de cursilhistas da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, acompanhados por quatro sacerdotes e um diácono, foram os operários de um dia de convívio, reflexão e partilha.
Uma iniciativa promovida e organizada pelo Secretariado Diocesano do MCC que lançou o desafio aos vários núcleos de escolas. A alvorada deu-se pelo amanhecer do dia com encontro marcado em Reguengos de Monsaraz para os dois autocarros que traziam os cursilhistas dos vários pontos da diocese. Durante a primeira parte da viagem foram recordados os cursilhistas que por algum motivo foi-lhes impossível participar no passeio e o programa do dia.
Chegados a Reguengos de Monsaraz a paragem foi na Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com visita preparada às instalações, com o apoio do cursilhista Saul e do técnico da Adega, o grupo conheceu as instalações e processos de fabrico do vinho, no final da visita o grupo foi presenteado com uma prova de vinhos.
A caminho da segunda etapa do passeio, rumo à barragem do Alqueva, onde o grupo se distribui por dois barcos, e durante mais de duas horas navegaram pelas águas tranquilas da barragem do Alqueva tendo oportunidade de avistar alguns pontos de interesse e fazer fotografias. A hora de almoço já apertava e assim que os barcos atracaram era hora de seguir para o restaurante.
Após almoço seguiu-se para Monsaraz onde foi realizada uma breve visita pelas ruas principais e à torre do castelo, onde, de outra perspectiva se podia avistar a barragem do Alqueva.
Última etapa da jornada concretizou-se com a realização da Eucaristia na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz e a viver em absoluto o espírito do Movimento dos Cursilhos de Cristandade foi cantado o Decolores.
De regresso, e em perfeita comunhão com o primeiro dia do Mês de Maria os cursilhistas uniram-se em oração.