O Santo Padre Francisco, a quando da convicatória do Jubileu, na Bula Spes non confundit, estabeleceu que o Ano Jubilar terminará, nas Igrejas particulares, no domingo 28 de dezembro de 2025, Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, na Igreja Catedral e em eucaristia presidia pelo Bispo Diocesano.
A celebração será uma solene e expressiva Acção de Graças por tudo o que o Senhor realizou neste ano especial de Oração e Conversão. O mesmo Documento, no nº 3, pede que se cuide de que a convocação para esta celebração chegue aos Fiéis.
A hora escolhida para a celebração 15:30, é o resultado da tentativa, nunca bem sucedida, de conciliar os horários das comunidades, quer os da manhã, quer os do fim da tarde, de modo a que o maior número possível de Presbíteros e Diáconos, juntamente com o Povo de Deus, possa acorrer à Igreja mãe de todas as Igrejas da Diocese.
Cada uma dessas estruturas diocesana, bom como os movimentos que nela vivem, será chamada a ter uma participação visível na missa para que a celebração possa ser expressão do que se viveu e dos frutos que ficam desta vivência jubilar.
Por se dar a coicidência de acontecer na Festa da Sagrada Família, no fim da celebração D. Pedro abençoará de forma solene seis famílias, uma oriunda de cadda arciprestado, representado assim as famílias de toda a diocese, a se juntará uma família de emigrantes que escolheram algumas das comunidades desta diocese como terra de adoção, manifestando assim a identidade unviersal e particular da Igreja de Portalegre – Castelo Branco.
Para que a participação seja abundante, desde já, se envolveram na divulgação junto das comunidades o clero e os fiéis mais comprometidos.
Na hora anterior à celebração Eucaristica, havera sacerdotres disponiveis para atender fiéis que precisem de se confessar para receberem a Indulgência plenária Jubilar pela última vez neste Jubileu.