Mais de meia centena de jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, respondeu ao desafio lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações (SDPJV PCB) e participaram num retiro online nos 12-13 de março 2021

Mais além dos meus medos – Retiro Jovem PCB

Nada detém um jovem com desejo de se encontrar com Cristo: nem o estudo/trabalho nestes tempos incertos e inseguros nem o confinamento e o cansaço da vida online. Mais de meia centena de jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, respondeu ao desafio lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações (SDPJV PCB) e participaram num retiro online nos 12-13 de março 2021.

A noite de sexta foi fundamental pois, através da partilha do maior dom de cada um, todos ficaram a conhecer-se melhor e predispostos para o trabalho do dia seguinte. A apresentação da proposta de retiro e a oração da noite colocou toda a gente sintonizada com a esperança que nos vem de Cristo. Importante, também nessa noite, foi a palavra de estímulo do nosso Bispo D. Antonino Dias, que está sempre com os seus jovens. Ele desafiou cada um a sentir-se protagonista não do futuro, mas do presente.

O confronto com a passagem de S. Mateus 14, 23-30, conduziu todo o dia de sábado: a iluminação do Padre André Beato e a experiência de reflexão em grupo, orientado por um jovem do SDPJV, foi o mais valorizado pelos jovens, pois ao construírem o seu barco, partilharam medos, esperanças e pessoas que os ajudam a levantar no dia a dia e a caminhar confiadamente.

A Eucaristia conclusiva, concelebrada pelo Padre Nuno Folgado e Padre André Beato, foi mesmo o ponto alto do dia e para ela convergiram as conclusões dos trabalhos da manhã, transformadas em preces e expressões de louvor.

Contámos sempre com a participação e partilha de jovens dos 5 Arciprestados e de escuteiros de 5 agrupamentos. Vários jovens já enviaram mensagens de gratidão ao SDPJV por este tempo de paragem com outros jovens e por se sentirem estimulados a continuar, nesta caminhada constante, ao encontro de Cristo.

Agradecemos ao nosso Bispo a sua presença, ao Padre André Beato que acompanhou os jovens todo o tempo e ao Padre Nuno Folgado pelos desafios da homilia. Agradecemos a cada um dos participantes: aos escuteiros de Portalegre que animaram o convívio, aos que intervieram nos momentos de oração tocando, cantando ou lendo e a todos os que ali, sem medo nem vergonha, testemunharam a sua fé. 

A equipa do SDPJV PCB


SDPJV PCB

Partilhar:
Comments are closed.