Há pressa, muita pressa no ar, não sentes?! Os passos da Jornada Mundial da Juventude já se fazem sentir na calçada. Já se persentem os cânticos e a gritaria alegre e animada dos jovens à mistura com o colorido das roupas e das bandeiras nacionais, gente feliz e mexida ao encontro de Cristo Jesus, a causa e o centro da Jornada. Repara bem: Maria partiu apressadamente, com destino pensado, com objetivos delineados, com alegria e esperança. Neste tempo em que Ela nos apresenta Jesus com tanta ternura e serenidade, talvez seja bom ponderar por onde é que anda a nossa pressa, para onde se dirige, com que destino e objetivos, com que estado de espírito. Jesus quer encontrar-se com cada um de nós como amigo de coração. Quer propor a cada um que cada um o aceite como companheiro de viagem, como companheiro solidário e redentor, como cireneu: ‘quem tem um amigo tem um tesouro’. Conhecidos há muitos, amigos amigos é agulha em palheiro!…

Jesus, entrando na história da humanidade como um dos milhares de milhões de pessoas, não deixa de ser ÚNICO, não deixa de ser o Filho de Deus, aquele que estima cada um de nós como se cada um de nós também fosse o único no mundo. Para Ele não somos números nem coisas, somos pessoas, com nome, criadas à sua imagem e semelhança.

Como escreveu o Papa Francisco no documento que dirigiu a todos e a cada um dos jovens – e jovens são todos quantos sonham e lutam por um mundo melhor! -, Jesus já está em ti, já veio, está contigo e quis precisar de ti, tal como és. Por mais que tu te afastes, lá está Ele, discreta e atentamente, paciente e sem se impor, sem gritar nem te acusar, chamando-te, esperando-te como amigo para te dar a mão e contigo recomeçar o caminho em busca da alegria de viver a vida com sentido. Ele quer dizer-te que, mesmo que duvides ou não o queiras reconhecer, tu és infinitamente amado por Ele, e que, por amor, Ele se entregou até à morte para te salvar. Se te sentires envelhecido pela tristeza, pelos rancores, pelos medos, pelas dúvidas ou pelos fracassos, Ele estará presente para te devolver a força e a esperança. Quem confia n’Ele é como a árvore plantada perto da água, logo estende as raízes para a corrente, não teme o calor, a sua folhagem fica sempre verdejante (cf. Cristo Vive).

Motivada por dinamismos de fé e de caridade, Maria intuiu, pela escuta do Espírito Santo, onde é que seria precisa e partiu apressadamente. Como seria bom se todo o amigo leitor, a sua família e a sua comunidade cristã como família mais alargada, se sentissem estimulados a partir, com prontidão e alegria, ao encontro de tantos e tantos que esperam o Evangelho vivo: Jesus Cristo, o Príncipe da paz! Esses tantos e tantos podem ser os seus familiares, os seus vizinhos, os membros da sua comunidade cristã, é verdade, podem ser esses. Mas, antes de mais, cada um deve agendar um encontro consigo mesmo, pois pode acontecer que a sua vida esteja a ser uma espécie de autoestrada para lado nenhum, sem rei nem roque, sozinho, à deriva, embebecido com futilidades, sei lá se até contramão. “Meu caminho é por mim fora, até chegar ao fim de mim mesmo e encontrar-me com Deus”, escreveu Sebastião da Gama.

Natal é Festa do encontro. Do encontro com a graça, com a misericórdia, com a ternura de Deus que se faz encontrado, que nos acolhe na nossa pequenez e, delicadamente, sem partir costela, nos quer dar um abraço apertadinho, para que sintamos a sua amizade, a alegria e a paz de coração. E a Festa do encontro com Ele será a garantia de que o encontro de uns com os outros não será para dar encontrões, mas para consolidar a fraternidade que nos une, em Cristo Jesus.

Feliz Natal para si que me lê, para a sua família e amigos, para a sua comunidade paroquial e para todos os diocesanos.  Pedindo à Mãe, a Senhora da Estrela do Presépio, que nos conduza e mostre Jesus, demos todos os mãos em ordem à Jornada Mundial da Juventude, em agosto próximo. É Cristo que nos convida, é Festa Cristã, é Juventude em movimento, é a alegria que dá sentido à vida, é a expressão jovem da Igreja universal, da Igreja sempre jovem com os jovens em dinâmicas de evangelização, com pressa!

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 20-12-2023.

Partilhar:
Comments are closed.