Fazendo uso das tecnologias que nos permitem trabalhar sem nos colocarmos em perigo, a nós e aos outros, reuniu, convocado pelo Bispo Diocesano, o Conselho Presbiteral.

Feita a oração, proposta pelo Vigário do Clero, e verificadas as presenças, o Conselho dedicou-se ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Recebida a informação do que sobre o tema se disse e propôs na outra instância diocesana de participação, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), houve a necessidade de clarificar alguns termos e instâncias.

Quando à indigitação de uma igreja em cada arciprestado que sirva de referência durante o tempo de preparação, depois de ouvido o Conselho, D. Antonino decidiu que cada equipa arciprestal decidirá o que for mais conveniente. O Arcipreste de Abrantes, por já ter reunido a equipa arciprestal depois do CDP, informou este Conselho que aquela equipa arciprestal escolheu a Igreja Matriz de Alferrarede.

Quanto à realização da pré Jornada em cinco pontos, como sugerido no CDP, e levantadas algumas dúvidas sobre a sua concretização, depois de esclarecidos os conselheiros sobre o que significa acolher os jovens nesta ocasião (alojamento, alimentação, transporte e animação pastoral, espiritual e cultural), decidiu-se que cada equipa arciprestal, na próxima reunião de clero discutirá o assunto e informará o Comité Organizador Diocesano de quantos jovens acredita poder acolher. O arcipreste de Abrantes, por também já terem discutido este assunto, fez saber da disponibilidade para ali serem acolhidos 1000 jovens.

A avaliação da Vida das comunidades cristãs face aos desafios do confinamento manifestou enormes dificuldades que se concretizam:

a)   na catequese da infância e juventude, quase parada, com algumas exceções, frutos de maiores competências e vontades de alguns catequistas.

b)   No acompanhamento espiritual das famílias enlutadas, com iniciativas que tentam minimizar a dor de ver associada à perda dos entes queridos, a impossibilidade de ritualizar a dor nos termos habituais e, nos casos mais extremos, de os acompanhar presencialmente à sepultura.

c)   A saúde económica das comunidades que, reduzidas em número por causa das regras de distância ou do medo, continuam a ter que fazer face às despesas normais.

d)   Nas marcas que se preveem ficarem despois deste confinamento nas comunidades cristãs e na vidas das pessoas.

Há também sinais de esperança que se concretizam:

a)   na formação de catequistas da infância e adolescência que têm recorrido em muito bom números às ofertas formativas diocesanas e nacionais.

b)   Numa maior e melhor presença das comunidades cristãs nos meios digitais, ainda que a precisar de constantes melhorias.

c)   Nas casas de famílias transformadas em verdadeiras Igrejas Domésticas, durante este tempo de confinamento, com ritmos novos que devem permanecer para lá deste tempo.

Sobre as propostas pastorais e espirituais do Papa Francisco, Ano “Família Amoris Laetitia” e “Ano de S. José”, o Conselho foi informado das iniciativas programadas, sobretudo nos meios digitais, pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Família: uma reedição do PCBpod, a começar a 19 de março e que durará até ao domingo de Páscoa, uma proposta mensal a cada dia 19, alimentarão estas duas iniciativas.

No dia 19 de março, ainda sem local definido, haverá a celebração Diocesana de início destas duas iniciativas pontifícias. 
Sejam quais forem o local e a forma, a celebração será transmitida pelos meios digitais da Diocese para que todos possam acompanhar.

Este Conselho confirmou o parecer do CDP de que a Peregrinação Diocesana a Fátima, 30 de maio de 2021,  se deva restringir à presidência do Rosário e da Eucaristia no Altar do Recinto, pelo Bispo Diocesano, sem congregar fiéis, por se realizar num tempo que se adivinha ainda de muitos cuidados e perigos. 

O Conselho recebeu com agrado, da parte do Deão do Cabido, o Cón. Bonifácio, um resumo das démarches feitas em torno das obras da Catedral que se iniciam dentro de uma semana.

 

10 de fevereiro de 2021

SDP

Partilhar:
Comments are closed.