Comunicado – 4 de junho de 2019

Renovado que foi, por decreto assinado por D. Antonino Eugénio Fernandes Dias a 24 de Maio de 2019, o Conselho Presbiteral Diocesano reuniu sob a sua presidência. 

Debruçou-se sobre a realização da XXXVI Peregrinação Diocesana a Fátima que ocorreu em dia de eleições Europeias. Percebeu-se o impacto da alteração do programa da Diocese, privando-se da parte da tarde de modo a que ninguém deixasse de cumprir os deveres cívicos.

O prelado informou o Conselho sobre a sua determinação em dar cumprimento a que o Papa Francisco determina Motu Próprio “Vos estis Lux Mundi”, sobre a proteção de menores. O conselho respondeu ao repto com propostas concretas que o Sr. Bispo ouviu e que terá em conta para a sua constituição, logo que possível.

Quanto ao Mês Missionário Extraordinário, o conselho reiterou o empenho em que aos mais diversos níveis se concretizem as dinâmicas culminem no Congresso Missionário Diocesano, a 27 de Outubro em Portalegre.

A diocese está desperta para os ambiciosos desafios que as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022 nos vão trazer, como Diocese na rota das Jornadas. Este Conselho manifesta a total disponibilidade de colocar as suas forças ao serviço do sucesso espirituais, pastorais e humanos destas jornadas. O Plano Pastoral do triénio que brevemente iniciará (2019-2022) tê-las-á como cume e meta.

O novo sitio web da Diocese agradou ao conselho. Carece ainda de alguns trabalho no que toca aos conteúdos. Servirá, com toda a certeza, para dar a conhecer o muito de bom que se faz na Diocese. Urge, fazer notícia do que acontece porque o que não se noticia não acontece.

O Instituto Diocesano do Clero viu a sua Direção Renovada segundo o estabelecido nos Estatutos tendo assim plenas condições de funcionamento para o triénio (2019-2022).

papa-francesco_20190224_incontro-protezioneminori-chiusura.pdf

papa-francesco-motu-proprio-20190507_vos-estis-lux-mundi.pdf

Diretrizes referentes ao tratamento dos casos de abuso sexual.pdf

Partilhar:
Comments are closed.