Comunicado – 1 de junho de 2019

Reuniu o Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco recentemente nomeado pelo Bispo Diocesano. Por ser a primeira reunião deste Conselho, o dia iniciou-se com a Celebração da Eucaristia, tomada de posse dos membros nomeados, mútua apresentação, eleição do Secretário e leitura da ata da reunião anterior. 

Logo se iniciaram os trabalhos em conformidade com a agenda. Os membros do Conselho deram o seu parecer para que o Bispo Diocesano possa responder o melhor possível ao que o Papa Francisco pede na sua Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “Vos estis Lux Mundi”, sobre a proteção de menores. Comungando da mesma preocupação, os Conselheiros mostraram-se disponíveis para ajudar o Prelado a encontrar pessoas de várias áreas do saber para constituir a estrutura diocesana que responda à necessária prevenção e assinalação de qualquer caso que possa surgir, agindo dentro do espírito das normas e diretrizes de ação já publicadas. 

O Conselho debateu como desenhar a melhor estratégia pastoral para se viver o Mês Missionário Extraordinário, no próximo mês de outubro. Ficou assente que terminará com um Congresso Missionário Diocesano, a ter lugar em Portalegre, no dia 27 do mês de Outubro. 

Mereceu o realce dos conselheiros a reflexão sobre a melhor maneira de sensibilizar e preparar os jovens da Diocese para participarem nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude 2022, em Lisboa. Durante uma frutuosa troca de opiniões, foram já adiantadas algumas sugestões, tendo surgido de dentro do Conselho quem quisesse, desde já, e em ligação com a equipa Nacional, formar o embrião dessa equipa. Embora precise de todos, em princípio, esta Equipa é independente do Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações.

O site e a comunicação na Diocese, bem como o Plano Diocesano de Pastoral 2019-2022, ocuparam ainda os Conselheiros na procura de formas de concretizar esta oportunidade que se encerra entre o Mês Missionário Extraordinário e as Jornadas Mundiais da Juventude.

Diretrizes referentes ao tratamento dos casos de abuso sexual.pdf

papa-francesco_20190224_incontro-protezioneminori-chiusura (1).pdf

papa-francesco-motu-proprio-20190507_vos-estis-lux-mundi (1).pdf

Partilhar:
Comments are closed.