Conselho presbiteral – Comunicado final
A diocese, com o seu Bispo e o Presbitério, está animada e entusiasmada com a aproximação do V Congresso Eucarístico e do Jubileu PEREGRINOS DE ESPERANÇA, no caminho da Paz.
O caminho feito até agora na identificação dos problemas pastorais tem sido frutuoso, o Conselho Presbiteral evidencia a necessidade de operacionalizar as soluções que urgem.
Este Conselho vê com interesse os avanços conseguidos no Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e compromete-se com o seu sucesso.
A diocese vive atenta às necessidades dos irmãos, tanto dos que vivem perto e no meio de nós como os que vivem a fé em latitudes mais desfavorecidas, e manifestá-lo-á na partilha de parte da renúncia quaresmal que se aproxima.
Este conselho valoriza a Ministerialidade da Igreja e, atento à vocação de cada um e às necessidades da Diocese, olha para o Diaconado Permanente em Ação de Graças, pelos 27 anos de existência desse ministério na Diocese, e com esperança de que o Senhor que chama suscite, nas nossas comunidades, homens dispostos a servir a Deus nos irmãos.
Também os ministérios laicais são uma riqueza para os que exercem como para as comunidades que por eles são servidas. Olhando para a realidade de muitas das nossas comunidades, eles são condição sem a qual as comunidades se veriam impedidas de celebrar o domingo e de acompanhar cristãmente as exéquias.
A crise vocacional que experimentamos desafia-nos a encontrarmos formas atuais de propormos caminhos de santidade e felicidade. Na procura de responder a essa necessidade, o próximo mês de Maio será, em toda a diocese, um mês vocacional com diversas propostas às comunidades a culminar com a participação na Peregrinação Diocesana a Fátima
O conselho aprovou um voto de louvor, aos responsáveis da formação permanente do clero nas dioceses do centro pelo extraordinário e fecundo decorrer das Jornadas de Formação do Clero em Fátima, na passada semana.
Portalegre, 6 de fevereiro de 2024