Reunião Ordinária, 6 de Fevereiro de 2021

Comunicado 

 

Em linha com as preocupações sanitárias, mas respondendo à urgência de (re)pensar a vida pastoral desta Igreja diocesana de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino convocou a reunião ordinária do conselho Diocesano de Pastoral (CDP), por meio da plataforma Zoom para o dia 6 de fevereiro. 

Sem o prazer de nos encontrarmos e vermos, a verdade é que os trabalhos decorreram com grande proveito, uma vez ultrapassadas as poucas dificuldades técnicas que estes meios ainda levantam. 

Depois da Oração inicial e Verificadas as Presenças (25/28), D. Antonino agradeceu a participação de todos e desafiou a uma participação segundo a ação do Espírito que habita em cada batizado. 

Grande parte dos trabalhos da manhã foram dedicados a pensar a JMJ 2023, de modo particular sobre o contributo que a diocese pode, e quer, dar nas Pré-Jornadas.

O Conselho, depois de longa troca de ideias, inclinou-se para que se preparem Pré-Jornadas nos 5 arciprestados. 

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional e os membros do Comité Organizador Diocesano (COD) ali presentes, tomaram nota das sugestões e, com os delegados arciprestais deste setor pastoral, hão de   encontrar a concretização mais fecunda para esta iniciativa que para já se concretizará no “take23”, uma iniciativa orientada para os jovens, todos os dias 23 de cada mês, que já aconteceu em janeiro. 

 

O CDP ajudou o Bispo diocesano a avaliar este tempo de confinamento e a forma como a vida cristã foi respondendo aos desafios. 

Apesar da dor que a porta das igrejas fechadas nos causa, o Conselho regozijou-se com a forma responsável como a Igreja lidou, desde a primeira hora, com a situação pandémica. Iniciativas como o podcast da Pastoral da Família (SDPF), as eucaristias transmitidas e as formações a catequistas foram avaliadas como positivas.

Este tempo também trouxe dificuldades de muita espécie, algumas desaparecerão quando o confinamento terminar, outras perdurarão. 

O Conselho apontou para uma mais organizada divulgação das muitas iniciativas realizadas como forma de gerar comunhão diocesana.

 

O CDP ouviu e tentou enriquecer as propostas do SDPF a propósito do Ano Família “Amoris Laetitia” e Ano dedicado a S. José, um e outro, terão propostas de vivência, sobretudo nos meios digitais. Uma reedição do PCBpod, a começar a 19 de março e que durará até ao domingo de Páscoa, uma proposta mensal a cada dia 19, alimentarão estas duas iniciativas. 

 

D. Antonino, ouvido o CDP, seguiu o que a totalidade dos conselheiros que se expressaram disseram, ao sugerirem que a Peregrinação Diocesana a Fátima, 30 de maio de 2021,  se deve restringir à sua presidência do Rosário e da Eucaristia no Altar do Recinto, sem congregar fiéis, num tempo que se adivinha ainda ser de muitos cuidados e perigos. 

 

O Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social (SDPS) informou das adaptações realizadas ao programa, quer do SDPS que da Caritas Diocesana, mas mais destacadas são a substituição das habituais Jornadas Pastorais por conferências gravadas e divulgadas nas redes sociais e a não realização do peditório de rua na semana Caritas, estando à disposição dos fiéis outros meios de contribuir para a ação social. 

 

A terminar, D. Antonino reiterou os agradecimentos ao trabalho do CDP e deu uma palavra de esperança de que a Igreja Diocesana há de continuar a encontrar caminhos de vida segundo o Espírito! 

 

Castelo Branco, 7 de Fevereiro de 2021

 

SDP

Partilhar:
Comments are closed.