Portalegre, 11 de outubro de 2022

O Conselho Presbiteral Diocesano, no 60o aniversário do início do Concílio Vaticano II, o grande acontecimento eclesial resultante da intuição de S. João [XXIII], reuniu em reunião ordinária

1. A diocese tem colaborado com a Comissão Independente e está disponível para colaborar com o apuramento cabal da verdade no que diz respeito aos Abusos de Menores que veementemente condena e censura.

  1. A vida espiritual do Clero Diocesano conta com as ofertas habituais, dois turnos de retiro, um deles, como habitual, em conjunto com a diocese de Coimbra e o outro de acordo com o programa do Santuário Fátima.
    O conselho realça a necessidade de formação Contínua do Clero. Formação teológica, litúrgica, sociológica e psicológica aconteça ela em oferta própria ou associada a outras ofertas.

    Para este ano pastoral ficaram definidos os dias 23 e 24 de janeiro a concretizar em modo que além de valorizar a dimensão formativa favoreça laços de comunhão do presbitério.

  2. A convite do Sr. D. Antonino, a Irmã Fernanda Luz, Diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional, falou ao Conselho sobre o que está em andamento na preparação dos Dias na Diocese que antecederão a Jornada Mundial da Juventude 2023, para os quais já estão confirmadas algumas centenas de jovens, sobretudo de dioceses francesas, que ficarão distribuídas pelos cinco arciprestados. Para o conselho, a participação dos nossos jovens nos dias da JMJ em Lisboa é o grande desígnio pastoral deste ano.

  3. A comunicação, em todas as suas dimensões, noticiosa, institucional e divulgação continua a ser uma limitação da vida diocesana. O conselho, sem deslindar soluções imediatas ou fáceis, manifestou-se interessado em contribuir para ultrapassar as dificuldades que a diocese tem sentido neste setor.

  4. O conselho congratula-se com a eleição dos Órgãos Sociais do Instituto Diocesano do Clero (IDC) a quem deseja o maior sucesso.

  5. O conselho debruçou-se sobre a situação económica do clero. Foi consensual que o atual nível remuneratório do clero não é consentâneo com as responsabilidades e trabalhos que lhes estão confiados. O IDC, por meio da sua direção, proporá ao Sr. Bispo um valor de atualização salarial, a tempo deste de entrar em vigor a partir de 1 de janeiro.

  6. A capacitação das comunidades, por via dos muitos ministérios laicais, faz caminho na diocese e, para breve, haverá novidades.

 

Partilhar:
Comments are closed.