4 de fevereiro de 2023

REUNIÃO DO CONSELHO PASTORAL DIOCESANO DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO

 

O Conselho Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco voltou a reunir-se, no dia 4 de fevereiro, na Casa Diocesana de Mem Soares, naquela que foi a primeira sessão ordinária do ano de 2023, convocada e presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Dias.

 

Os trabalhos iniciaram-se com a oração da Hora Intermédia à qual se seguiu a apresentação do projeto de criação de uma Escola Diocesana de Música Litúrgica pela musicóloga Cristina Lima que dirigirá o projeto intitulado "Schola Cantorum", inspirado noutras escolas de ministérios litúrgicos do país e que entrará em funcionamento no início do próximo ano pastoral.

 

Entre os temas que constituíram a ordem de trabalhos constou o ponto de relevante importância que teria ficado pendente do último encontro do Conselho Pastoral e que desafiou todos os membros a "Repensar a Vida da Diocese", nomeadamente no confronto à crise de vocações sacerdotais que coloca a diocese com apenas 57 sacerdotes atualmente, sendo que apenas 8 têm menos de 50 anos de idade.

 

Para o efeito, o Cónego Emanuel Silva, Vigário Espicopal e Reitor do Seminário Diocesana, apresentou um relatório que elaborou com um grupo de seis leigos, no qual apontaram algumas problemáticas e inidicaram "caminhos para uma solução" que foram prontamente debatidos pelo Conselho Pastoral com a certeza de que o processo será longo e exigirá tomadas de decisão fortes, ponderadas e que provoquem mudanças.

 

O mesmo relatório será agora apresentado ao Conselho Presbiteral que fará as suas aportações no imediato por forma a que o Bispo Diocesano possa tomar decisões e iniciar os trabalhos sobre esta problemática.

 

Os "Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial" também estiveram a debate na sessão do Conselho Pastoral assim como a Peregrinação Diocesana a Fátima que decorrerá no Domingo de Pentecostes, a 28 de maio.

 

Como não poderia deixar de ser, as Jornadas Mundiais da Juventude também foram um dos pontos da ordem de trabalhos com o COD a fazer um ponto da situação, particularmente sobre os Dias Nas Dioceses e a forma como está a ser organizada a participação da diocese neste grande evento da Igreja que decorrerá em Lisboa na primeira semana de agosto e para o qual a diocese de Portalegre-Castelo Branco já tem cerca de 300 inscritos.

 

O Jubileu de 2025 também foi um dos temas tratados pelo Conselho Pastoral com a apresentação dos subsídios já disponíveis e o debate sobre as iniciativas a tomar no corrente ano de 2023 dedicado à revisão dos temas das quatro Constituições Conciliares.

 

O Conselho Pastoral Diocesano concluiu os trabalhos com a definição do termo do Plano Pastoral que se inicia este ano e que, conforme deliberado, terminará em 2025.

 

A próxima reunião do Conselho Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco acontecerá no primeiro sábado de junho.

Partilhar:
Comments are closed.