Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana


QUARESMA – 2021

COMUNICADO

No próximo dia 27 de fevereiro – II Sábado da Quaresma, celebramos o Dia Diocesano da Pastoral Social e, no dia 7 de março – III Domingo da Quaresma, celebramos o dia Cáritas. 

Este ano, dada a situação sanitária que vivemos, não nos é possível realizar presencialmente a 12.ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social, como nos anos anteriores, nem a Cáritas realizará o peditório de Rua. Contudo, o Secretariado e a Cáritas Diocesana não podiam deixar de assinalar estas datas celebrativas: 

da Pastoral Social, sob o lema “CARIDADE – AMOR EFICAZ”;

e, o dia Cáritas, sob o lema “65 ANOS – CÁRITAS, O AMOR QUE TRANSFORMA”.

Neste sentido iremos remeter três textos, um em cada uma das três primeiras semanas da quaresma com o objetivo de poderem ser lidos e refletidos pelas Cáritas Paroquiais, Misericórdias, Conferências de S. Vicente de Paulo, Grupos Paroquiais de Ação Social e comunidades cristãs em geral. Será também um incentivo da Pastoral Social a toda a diocese para olhar para circularidade das três áreas da Pastoral que se interpenetram e constituem um todo do ser Igreja.

O Amor de Deus, deve ser vivido como dom para o mundo e, como tal, deve ser testemunhado. A Quaresma é, deste modo, um tempo oportuno para refletir, partilhar e agir neste sentido. 

Todos sabemos que os desafios, em 2021, são enormes, por isso, urge participar e contribuir com todas as forças e meios de que somos capazes para aliviar os efeitos desta crise que está instalada. Neste sentido deixamos o renovado convite de colaboração com a Cáritas, na resposta às vulnerabilidades em que caíram muitas famílias, pois todos estamos juntos neste combate. É necessário promover o respeito e a dignidade e devolver a esperança. 

Como atrás referi, a Cáritas Diocesana está impossibilitada de realizar o peditório Cáritas, considerando a grave situação pandémica que nos assola e o confinamento que devemos respeitar. Apesar disso e por isso, todos podemos colaborar nesta causa, seja pela ação concreta de voluntariado nos diversos grupos paroquiais de ação social, disponibilizando tempo e saberes, seja pela dádiva generosa para ajudar aqueles que são as maiores vítimas das diversas formas de pobreza que se agudizaram nos últimos tempos. 

Durante o ano de 2020, a Cáritas, na nossa diocese, acolheu, acompanhou e encaminhou muitas situações de pobreza e minorou o sofrimento de muitas famílias. 

O quadro seguinte pretende demonstrar o que se fez e o muito que ficou por fazer nas nossas comunidades e resulta dos valores que nos foram comunicados: pela Cáritas Diocesana; por cinco Cáritas Paroquiais; uma Conferência Vicentina, que os comunicam à Cáritas Diocesana com regularidade. Estamos cientes que os valores apresentados são muito inferiores aos que se verificam em toda a Diocese, por isso, apelamos, mais uma vez, que nos informem mensalmente, pelo menos os atendimentos realizados em cada comunidade. Desta forma teremos uma informação mais completa e que será muito útil para conhecimento de todos e do senhor Bispo, em particular.

– Atendimentos sociais: 19.903 pessoas

– Pagamento de despesas de emergência: 134.554,50 €

– Entrega de bens de primeira necessidade:

       – Alimento sólidos: 126.395 Kg.

       – Alimentos líquidos: 2.306 l.

       – Refeições: 7725

       – Medicamentos: 245 embalagens

       – Vestuário/calçado: 16.582 unidades

       – Produtos de higiene pessoal: 2.144 unidades

       – Produtos limpeza doméstica: 193 unidades

       – Material escolar: 3.461 unidades

       – Utensílios de cozinha: 1180 unidades

       – Mobiliário: 201 unidades

       – Eletrodomésticos: 725 unidades

 

Estes valores são inferiores aos efetivamente realizados e correspondem, exclusivamente, aos que conseguimos apurar provenientes dos atendimentos sociais e dos bens doados pela Cáritas Diocesana e por seis paróquias que nos comunicam os dados com regularidade. 

Por tudo isto apelamos à generosidade de todos e de cada membro da igreja diocesana a ser benfeitores da Cáritas e a participar desta missão que está implícita no nosso ser cristão. Os contactos e os meios para fazerem chegar o vosso contributo, são os seguintes:

Contacto:  Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco

      Rua 15 de Maio, 11

       7300-206 PORTALEGRE

                   Telef. 245202772

                    Email: caritas.ptg@gmail.com

Donativos: – Transferência Bancária – Novo Banco PT50 0007 0232 00207330000.34

     – Cheque ou Vale Postal – passado à ordem da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco.

Para a emissão de recibo, agradece-se o envio de comprovativo com indicação do NIF.

 

Votos de boa caminhada quaresmal e de Santa e Feliz Páscoa da Ressurreição.

 

Portalegre, 10 de fevereiro de 2021

SDPSMH

Partilhar:
Comments are closed.