Semana Santa e Pscoa em Marvo

semelhana do ano passado, Marvo, viveu o Trduo Pascal na Igreja Matriz de S. Tiago.

Domingo de Ramos, com a entrada de Jesus em Jerusalém, montado num jumento, símbolo da humildade e aclamado pelo povo como "Aquele que vem em nome do Senhor", abanando ramos de oliveira e de palmeira, abriu, solenemente a Semana Santa.


Marvão, celebrou em ambiente festivo, a bênção dos ramos na Igreja do Espírito Santo, seguindo em procissão até à Igreja Matriz de S.Tiago onde foi celebrada a Eucaristia.
Este ano contámos com a presença do Agrupamento CNE 66 do Lumiar, Lisboa, a quem agradecemos, pois, com a juventude e a alegria própria dos Escuteiros, participaram nas cerimónias e deram maior realce ao Domingo de Ramos.
No Domingo, quarto da Semana Santa, celebrou-se a procissão do Nosso Senhor dos Passos que percorreu as ruas de Marvão, o encontro com Nossa Senhora das Dores e o regresso, como antigamente, à Igreja do Calvário.


Quinta-feira Santa, à tarde, assistimos à bênção do pão e foram relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com 12 Crismandos do concelho.
Na Sexta-feira Santa, recordou-se a morte de Jesus em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, a Oração Universal, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão.
Apesar do mau tempo, e, mais uma vez, com a participação dos Nazarenos, carregando círios acesos ou insígnias e uma cruz de madeira, cobertos por uma túnica e com o rosto coberto por um capuz, foi possível realizar, a Procissão do Enterro do Senhor com a Solenidade própria deste momento, da Igreja Matriz de S. Tiago para a Igreja do Calvário, ao som da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas.
No Sábado Santo, a Paróquia de S. Tiago da Urra e todas as Paróquias do Concelho de Marvão, celebraram a Vigília Pascal, na Igreja Matriz de S. Tiago, em Marvão e participaram na Missa da Ressurreição precedida pela Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, da Bênção da Água Batismal e da Renovação das Promessas do Batismo e contou com a celebração de 3 batismos.
Ressuscitou! Ressuscitou!
Aleluia! Aleluia!
Seguiu-se uma animada chocalhada, pelas ruas de Marvão, anunciando a todos(as) a alegria de Jesus Ressuscitado.
Jesus Cristo, ao celebrar a Páscoa, libertou o mundo inteiro.
E, após esta longa Caminhada, chegámos ao Domingo de Páscoa, sem dúvida, uma das datas maiores do calendário cristão; o acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e a libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.
E porque Páscoa é Amor, que Jesus Cristo ressuscite no coração de cada um de nós e que seja renovada a esperança de um mundo melhor.

Paróquias de Marvão e de S.Tiago da Urra

 

Colaborador
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Acampamento de vero

05 Julho 2018
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.