NOMEAO DE FIIS LEIGOS COMO MINISTROS DAS EXQUIAS

No dia 03 de maro de 2018, na S de Castelo Branco, foram mandatados pelo nosso Bispo 18 fiis leigos para presidir celebrao das Exquias fnebres na nossa Diocese

Depois da conveniente  formação, decorreu na Sé de Castelo Branco, no dia 03 de março de 2018, o mandato de MECDEAP (Ministro Extraordinário da Celebração Dominical e Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono), na concelebração presidida por D. Antonino Dias, Bispo Diocesano.

Foram dezoito fiéis leigos nomeados para o exercício deste ministério eclesial e eram provenientes de quatro Arciprestados da Diocese e das seguintes paróquias: Arciprestado de Abrantes (Cardigos, Alvega, Bemposta); Arciprestado de Castelo Branco (Benquerenças, Cebolais de Cima, Ladoeiro, Lardosa, Castelo Branco – São José Operário, Castelo Branco – São Miguel da Sé, Póvoa de Rio de Moinhos, Retaxo, Salgueiro do Campo); Arciprestado de Portalegre (Esperança); Arciprestado da Sertã (Vila de Rei).
No momento do mandato, foi-lhes recordado pelo Bispo Diocesano que «ao orientardes a celebração das Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono, lembrai-vos de exercitar a caridade fraterna, vivendo as Obras de Misericórdia especialmente a 7ª Temporal: ‘Enterrar os mortos’ e a 7ª Espiritual: ‘Rogar a Deus por vivos e defuntos’».
Continuou D. Antonino Dias, é preciso ter sempre presente que «o múnus a vós confiado não é uma honra mas antes um encargo e um serviço prestado aos irmãos e à comunidade, para edificação da Igreja». Sois assim pedras vivas para ajudar a construir a igreja comunhão e para ir e sair para o mundo como fermento no meio dos outros e como colaboradores mais diretos para orientar as celebrações dos funerais. Na verdade, como estamos a viver um tempo diferente, temos de nos antecipar e rasgar caminhos, perspetivando o futuro com leigos que em colaboração e comunhão eclesial possam servir com sensibilidade humana e inspiração do Espírito para servir e dar resposta positiva a estas situações com que nos deparamos neste nosso tempo. Para além disso, é preciso ajudar as comunidades a abrir-se e esta nova vivência de fé.
Com estes novos fiéis mandatados como ministros das Exéquias, a Diocese continua a experiência já iniciada há três anos com outros candidatos que já fazem a experiência da orientação da Celebração Dominical e das Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono.          
SDLpcb

Colaborador
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.