Conselho Diocesano de Pastoral

3 de fevereiro
Mem Soares
Comunicado 1/2018

Depois da leitura e aprovação da ata da reunião anterior e da verificação das presenças, o conselho fez a avaliação da Assembleia Diocesana que teve lugar em Alter do Chão no fim de setembro e marcou o inicio do ano Pastoral na Diocese.

Destacou-se a riqueza de conteúdos e o modo com que foram apresentados os temas do ano pastoral, tendo-se referido que o tempo foi pouco, não dando oportunidade à interação entre os presentes.

Seguidamente abordou-se a programação da peregrinação diocesana a Fátima, no último domingo de Maio, os conselheiros lançaram desafios que vão no sentido que confirmar o modelo em termos de horários e renovar em termos de conteúdos.

 O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional na diocese teve a oportunidade de apresentar as linhas de força da ação pastoral nestes setores e de partilhar os sucessos e as dificuldades sentidas neste trabalho. Realçou a importância das comunidades paroquiais e das famílias. Outro aspeto estruturante da atividade neste setor é a formação de animadores que possam liderar o trabalho com grupos de jovens e dos movimentos juvenis.

No retomar dos trabalhos, na parte da tarde, foi dedicado às Orientações pastorais do bispo diocesano em cumprimento do CAPÍTULO VIII da Exortação Pós-Sinodal Amoris Laeticia, “acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”. Da reflexão feita em torno deste tema realça-se a riqueza da Exortação Apostólica, nos seus outros três temas, Preparação para o matrimónio, acompanhamento de casais novos e apoio à família na transmissão da fé.

O Bispo Diocesano informou o conselho que até à Pascoa publicará as suas orientações pastorais.

O Destino a dar à Renúncia quaresmal, o Sub-Tema para o ano 2018-19 e a Avaliação da implementação do sínodo, temas que constavam da ordem de trabalhos foram brevemente abordados.

Para terminara a reunião deste conselho, deu-se a palavra aos diretores dos secretariados que focaram os desafios mais iminentes na vida da diocese.

O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana realçou a 9.ª Assembleia Diocesana, no Auditório da Escola Superior Agrária, em Castelo Branco, ?no próximo dia 24 de fevereiro de 2018, subordinado ao tema “A família e o cuidado da Casa Comum. Um exercício de ecologia integral” à luz da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” e da Eco-Encílica “Laudato Si”.

Pela voz do seu diretor, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Adolescência e da Juventude, deu a conhecer as próximas atividades e fez um breve balanço do programa já executado. Realçou o encontro inter-diocesano de catequistas, no fim de semana próximo, e o dia diocesano do catequistas a 28 de Abril.

Por parte do secretariado que tutela a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, o conselho ficou a saber que os professores que lecionam na diocese participarão num encontro de formação inter-diocesano em Coimbra, dia 24 de fevereiro, no dia 20 de Março realiza-se o encontro diocesano de alunos do secundário de EMRC e a 13 e a 14 de abril em Tomar, o encontro nacional.

O Casal diretor do secretariado Diocesano da Família falou do Conselho Diocesano de Pastoral Familiar, na casa de Santa Maria em Castelo Branco no dia 14 de Abril. Relembrou a Semana da Vida e a Bênção das Grávidas como desafio para toda a Diocese.

O Secretariado Diocesano das Missões informou já estar a preparar a jornada diocesana das missões de outubro próximo.

O Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral lembrou o retiro de Agentes Pastorais de 3 e 4 de Março, e na ausência dos respetivos responsáveis, por motivos pastorais, recordou o retiro de jovens de 2 a 4 de Março em Vila de Rei e o dia Diocesano dos Acólitos a 10 de Fevereiro, na Sertã.

A terminar, D. Antonino agradeceu a presença de todos bem como os contributos.

Colaborador
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Acampamento de vero

05 Julho 2018
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.