Semana de Orao pelas Vocaes

"Queres dar-Te a Deus? - Com Maria impelidos pelo Esprito para a misso"

Celebramos na próxima semana, de 30 de Abril a 7 de Maio, A Semana de Oração pelas Vocações. Com o tema “Queres dar-Te a Deus? – Com Maria impelidos pelo Espírito para a missão”, é-nos dado mais uma possibilidade de reflexão e oração acerca do tema “Vocações”, tão importante na Vida da Igreja e da nossa diocese.
Um tema claramente provocatório (Queres dar-Te a Deus) que nos possibilita o confronto “directo”, e “sem tabus”, aos nossos jovens, quer na “provocação” dos jovens das nossas paróquias, quer nos momentos de oração nas nossas comunidades, quer em especial na Eucaristia, e também na participação nas diferentes actividades propostas pelos párocos ou pelo Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações. 
Impelidos pelo Espírito para a missão” dá-nos a confiança e a certeza de que somos todos chamados e enviados para esta missão de “provocação vocacional”. Este caminho aberto pelo Papa Francisco na sua mensagem para o 54º Dia Mundial da Oração pelas Vocações onde desafia todos e cada um de nós, “constituídos missionários do Evangelho” a rezar e a testemunhar a beleza da vocação. O Bispo Diocesano, os padres, religiosos e religiosas, os leigos consagrados, as famílias cristãs… para com o nosso testemunho, conseguirmos despertar os nossos jovens ao chamamento de Deus e a uma entrega especial de consagração a Deus e à Igreja. Um compromisso que não deve ficar preso às “boas intenções” ou a “antigos dissabores do coração” mas que seja rosto de um desejo íntimo e concreto de rezar pelo engrandecimento do serviço à Messe do Senhor. O Papa Francisco sublinha a importância “do conhecer do Evangelho”, isso é, conhecer de modo íntimo Jesus, para sermos Evangelho Vivo, aquele Evangelho que inquieta que desinstala e interroga. Um Evangelho que nos envie a um serviço, sem “mas” nem “se’s”, que nos leve a uma entrega de amor, rejeitando a tentação do poder, da imagem, da idolatria do “Eu” e abrindo o coração para a vontade de Deus. Só assim a interrogação “Queres dar-Te a Deus” poderá surgir de modo natural e feliz na vida dos jovens, a quem o Papa Francisco tem pedido de modo insistente especial atenção.
O Papa Francisco reforça a responsabilidade de cada um, mas de modo especial dos sacerdotes. Diz o Papa Francisco, que os sacerdotes “gastam a sua vida ao serviço do Evangelho” e são chamados a seguir a à frente do Povo de Deus, entusiasmando as comunidades, os movimentos e associações e os grupos de oração, a que peçam “ao Senhor que mande operários para a Sua Messe” e nos dê Sacerdotes dóceis e enamorados por Jesus Cristo e pela Sua Palavra de Amor. O Papa Francisco desafia ainda os sacerdotes a arriscarem saírem de “entre paredes” da Igreja e a levar a alegria e o chamamento de Deus, junto dos jovens, em quem o Papa assume na sua mensagem, terem “o desejo de descobrir o fascínio” da Pessoa de Jesus e a deixarem-se interpelar pela Sua Palavra e pelos seus gestos.
Em várias paróquias da nossa diocese podemos encontrar momentos de oração pelas Vocações; na Igreja Matriz de Constância, dia 5 de Maio, pelas 21h00; no dia 6 de Maio, na Igreja do Espírito Santo, Castelo Branco, pelas 21h30; na Igreja de São Lourenço, Portalegre, pelas 21h30; entre outras paróquias que, seja durante a Semana de Oração pelas Vocações, seja durante o mês de Maio, Mês Vocacional na nossa diocese, irão reunir-se e rezar por esta intenção tão necessária à nossa diocese.
A Semana de Oração pelas Vocações antecede na nossa diocese o Mês Vocacional. A oportunidade de continuarmos a rezar pelas Vocações, a reflectir e a desafiar os jovens da nossa diocese. No dia 6 de Maio, em Castelo Branco as I Jornadas da Juventude e Vocações, com o padre Rui Alberto, padre Salesiano, onde iremos reflectir o perfil da juventude na Igreja. Destina-se a todos os jovens com mais de 15 anos (preparação para Crisma) e a Agentes de Pastoral que trabalhem com jovens: Sacerdotes, Diáconos, Catequistas, Irmãs Religiosas, Animadores de Jovens, Coordenadores de Movimentos Juvenis, Escuteiros, Professores de Moral, entre outros agentes da pastoral; nos dias 12 e 13 a participação na Peregrinação do Papa Francisco a Fátima e na canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto; nos dias 19 e 20 de Maio, os retiros vocacionais, para raparigas (Seminário de Alcains) para rapazes (Seminário de Portalegre) e para namorados (Casa do Palácio em Constância); no final do mês de Maio, o encerramento do Mês Vocacional, com a Peregrinação Diocesana a Fátima, onde os jovens durante 2 dias farão o caminho “Constância – Fátima”, a pé, agradecendo a Deus, diante de Maria, todas as graças que o Senhor nos tem dado a conhecer e a testemunhar.
 

    

Padre Nuno Miguel, SDPJVpcb
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.
Copyright 2009 DIOCESE DE PORTALEGRE - CASTELO BRANCO

Homepage | História | Organograma | Plano Pastoral Diocesano | Galeira de Imagens | Notícias | Avisos | Documentos | Ligaoes teis
Parquias | Arciprestados | Clero | Contactos | Newsletter | RSS

Powered by Peakit