Pela terra ao encontro do Cu

Irm Ana Maria nos braos de Deus

 
 
O Mosteiro de Nossa Senhora da Boa Esperança das Irmãs Clarissas, em Montalvo, Constância, ficou hoje mais pobre mas, ao mesmo tempo, a participar numa comunhão dos santos mais alargada e firmada na fé.
Acometida há dias por doença grave, internada no Hospital de Abrantes, adormeceu hoje, 28 de Abril, nos braços de Deus a Irmã Ana Maria Moreira Duarte. Os braços do Pai em Quem sempre confiou e o Coração imaculado de Maria foram o seu refúgio seguro.
Nascida em Fonte da Arcada, Concelho de Penafiel, a 19 de Setembro de 1947, a Irmã Ana Maria aceitou o chamamento de Deus a uma vida contemplativa e entrou no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, no dia 11 de Maio de 1972.
A espiritualidade franciscana, seguindo sempre de perto o pensamento e a vida de Francisco de Assis, possui notas características que sempre entusiasmaram a vida da Irmã Ana Maria: espiritualidade teocêntrica (Deus Omnipotente e Bom Senhor) e cristológica (Jesus que, por amor, Se entregou na Cruz); espiritualidade mariana (a Mãe do Céu e a força do seu imaculado Coração); espiritualidade eclesial (construir e reconstruir a Igreja); espiritualidade evangélica (a Palavra de Jesus como a Palavra que dá vida); vida contemplativa (a escuta atenta). E essa vida espiritual manifesta-se sempre virtudes: caridade, pobreza, humildade, obediência, simplicidade, prudência, mortificação, discrição, profunda e viva alegria.
Em 31 de Agosto de 1994, a Irmã Ana Maria transitou do Convento de Fátima para o Mosteiro de Montalvo. Uma vida, aparentemente, apagada mas, também, uma vida animada pela oração por todas as necessidades da humanidade. Que segurança e esperança para qualquer cristão saber, mesmo no meio da sua solidão, que tem alguém num canto do mundo que o lembra ao Pai do Céu e pede força para o seu dia a dia de cristão no mundo.
É como inspira Sta. Clara quando nos diz que “Na verdade é uma troca maravilhosa renunciar aos bens temporais para preferir os eternos; perder o que é terreno, para merecer o que é celeste e possuir para sempre a vida bem-aventurada .” (Santa Clara de Assis , 1ª Carta).
As Exéquias da Irmã Ana Maria estão programadas para a tarde deste Domingo, 30 de Abril, com Eucaristia às 17h00 seguida de sepultamento no Cemitério local.

É longe o Céu!? Não! É perto! É já ali. Entra-se pela comunhão a que o baptismo dá vida. Vive-se aqui ou acolá, por graça baptismal, na atitude fraterna da comunhão. Na mesma comunhão rezemos pela Irmã Ana Maria e evangelizemos a própria morte chamando-lhe “irmã morte” mas não deixando que seja mais forte que a Vida de Cristo ressuscitado. 

Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Renovao MEC's

25 Novembro 2017

Retiro para familias

26 Novembro 2017

Domingo da Palavra

17 Dezembro 2017
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.