JUBILEUS SACERDOTAIS

Celebram 50 anos de Ordenao: o Rev.do Padre Agostinho Dias, o Rev.do Padre Joo Pires Coelho, o Rev.do Cn. Jos da Graa e o Rev.do Padre Miguel Farinha
Celebram 60 anos de Ordenao: o Rev.do Padre Antnio Marques Neto, o Rev.do Padre Antnio Martins Cardoso e o Rev.do Cn. Victor Vaz

 
Alguém disse um dia que ‘existem lugares onde sopra o Espírito, mas existe um Espírito que sopra em todos os lugares’. Talvez possa significar que o homem não serve Deus apenas quando reza mas serve-O também em todas as coisas que faz e pensa. Longe de arruinar a oração, a sua acção, assim alimentada, gera e suscita uma nova oração que é própria das condições em que cada um vive. E podemos sempre rezar mais, e podemos sempre encontrar Deus em todas as coisas.
Dois assuntos atinentes ao nosso Presbitério motivam a actual comunicação:
 
Como acontece todos os anos, e é inerente à nossa identidade presbiteral, também este ano celebramos a Missa Crismal sob a convocação eclesial do nosso Bispo, em comunhão com o seu ministério apostólico, e reavivando os dons de Deus que a ordenação presbiteral faz passar pelas nossas mãos para congregação e construção do Povo de Deus, a Igreja.
Quinta feira Santa é um dia extraordinário de significado e de vivência eclesial e presbiteral: percebermo-nos membros activos de uma Igreja viva; rezar o que somos e o que fazemos a partir da Graça de Deus e não apenas a partir das nossas capacidades e potencialidades; segurarmo-nos em Deus e na Igreja, mais do que na argúcia; sentir e celebrar a alegria sacramental de, sendo todos tão diferentes, sermos presbitério; congregarmo-nos eucaristicamente em torno do nosso Bispo para celebrar a Eucaristia, consagrar o óleo do Crisma e abençoar os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos; renovarmos as nossas promessas reinventado pela fé renovada as nossas promessas sacerdotais; sentirmos a grandeza e a pequenez do que é Deus fazer-Se passar pelas nossas pobres vidas; reflectir o nosso estilo de vida como estímulo à fé e, muitas vezes, à vocação de outros que procuram. Tudo, em Quinta Feira Santa, é um acto de aliança.
Este ano a Missa Crismal, presidida pelo nosso Bispo, celebrada dia 13 de Abril, na Catedral de Castelo Branco, às 10h00, contém em si uma imensa acção de graças.
Como se instituiu na nossa Diocese, é neste dia de Quinta Feira Santa que, diocesanamente, fazemos a evocação e celebração dos Jubileus Sacerdotais. Este ano nenhum de nós celebra 25 anos de Ordenação Sacerdotal. Mas existem no nosso Presbitério quatro Sacerdotes por cujos 50 anos de Ordenação daremos graças a Deus: o Rev.do Padre Agostinho Dias (Pároco de Salgueiro do Campo e outras e Director do Jornal Reconquista), o Rev.do Padre João Pires Coelho (Pároco de Vila de Rei e Fundada), o Rev.do Cón. José da Graça (Pároco de Abrantes e dinamizador do Projecto Homem de uma vasta obra social) e o Rev.do Padre Miguel Farinha (neste momento retido por doença).
Cinquenta anos são muitos dias de oração e de acção, com o mundo por casa, anunciando e percorrendo com a Igreja os territórios onde se experimenta a fraternidade, onde se saciam as sedes de caridade e de justiça, onde se contempla a imensa diversidade que é a humanidade, em que se vislumbra a realização da promessa da salvação. Graças a Deus pelas suas vidas e pelos seus ministérios.
Como habitualmente fazemos, associamos à celebração jubilar os Sacerdotes que perfazem 60 anos de Ordenação Presbiteral. Este ano os Rev.do Padre António Marques Neto (Pároco de Estreito e outras), o Rev.do Padre António Martins Cardoso (a colaborar no Arciprestado da Sertã) e o Rev.do Cón. Victor Vaz celebram sessenta anos de Ordenação sacerdotal. Damos graças a Deus pelas suas vidas, pelo dom da sua fidelidade que semeia temperança e pela sua alegria. E, com todos os jubilados, celebramos a alegria de serem Padres!

  

p. Emanuel
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.